Bem-vindo ao Blog Comunidade e-coCiente, meu nome é Bianca, eu sou idealizadora do Blog e fundadora da loja e-coCiente. Sou a mãe do Gabriel de 2 anos e 8 meses, e isso tem tudo a ver com as coisas que quero tratar neste espaço. Pois foi com a vinda dele que me tornei uma pessoa em busca de formas de consumo mais sustentáveis.
Na contra mão da sustentabilidade, nós, consumidores, somos incentivados o tempo todo pela indústria ao imediatismo, à cultura do descartável, a demanda do que é mais “prático”. É aí que entra o papel da informação. Eu acredito que informação empodera, e dividir conhecimentos adquiridos é um caminho para a transformação. Por isso e para isso que este blog nasceu. Aqui podemos dividir conhecimento, gerar questionamento e transformação, expor dificuldades e discutir soluções. Afinal, ao invés de “surfar essa onda” de consumo, podemos tomar um posicionamento diferente perante o papel que nos cabe: o de demandar. Consumindo menos, e/ou demandando por melhores opções, fomentamos o crescimento da oferta de produtos sustentáveis.
Você tem poder sobre o que você demanda!
Eu acho importante frisar que se você vive em sociedade, você não vive isolado consumindo aquilo que você produz com seu próprio esforço. Inevitavelmente você gera impactos no seu meio, e eles vão variar de acordo com a sua rotina, estrutura familiar, nível de escolaridade, cultura, além de outras coisas. Mas na maioria dos casos, existe espaço para refletir sobre suas escolhas, e por meio dessas reflexões encontrar opções mais equilibradas para o meio ambiente. Algumas podem ser consideradas bem simples, e outras bem mais elaboradas...
Para mim o despertar para essas mudanças de forma mais intensa ocorreu motivada pelo nascimento do Gabriel. E adotar essa nova postura exige uma busca constante por informações, que não são as mais fáceis de conseguir na primeira busca no Google. Então, quando eu senti a dificuldade de encontrar informações confiáveis e produtos que fossem pensados com conceitos sustentáveis, percebi uma oportunidade de trabalhar com alguma coisa que gerasse uma mudança positiva na vida das pessoas. E decidi criar a loja e agora o Blog.
Cada um tem seu próprio tempo e motivação, esse processo é particular, no entanto despertar é extremamente necessário. Se continuarmos nesse modo automático de viver, a humanidade não tem muito tempo pela frente. O foco aqui não é ecologia e meio ambiente, e sim uma reflexão sobre nossas escolhas diárias como cidadãos no relacionamento com a família, com a rotina, com o consumo, com a sociedade, com a natureza, obviamente, e com nós mesmos. Em casa ainda tenho muitas dificuldades, ainda gero bastante resíduo. Assim como é difícil para mim, imagino que deva ser aí pra você também.
No mais, a primeira coisa para iniciar esta mudança está além de saber quanto de impacto você gera. O importante é gradualmente se posicionar perante escolhas. Faça hoje escolhas melhores que as de ontem, e assim sucessivamente. Eu proponho aqui no blog um diálogo positivo, sem buscar perfeição e sem julgamentos, nos direcionando para o que é possível para cada um ao longo dessa jornada. Eu te convido a mudar e já te adianto que é profundamente gratificante.
Adorei o texto! Realmente precisamos de mais diálogos para podermos mudar tudo a nossa volta. Abraço Bianca!
ResponderExcluir