Pular para o conteúdo principal

Por que eu criei um E-COmmerce (ou Ecoloja)?


Um pouco sobre o E-COmmerce e o porquê de criá-lo...

A e-coCiente é uma loja online de consumo consciente uma Ecoloja virtual. Ela nasceu em 2018 devido a um incômodo antigo que eu tenho com a quantidade de lixo que a gente gera todo dia.

Há muito tempo seleciono lixo doméstico para reciclagem. E quando engravidei em 2016 refleti muito sobre as fraldas que meu bebê usaria. Cheguei a cogitar usar fraldas de pano, porém eu não tinha conhecidos que tivessem compartilhado a experiência, muito menos acesso a fornecedores locais do produto. E optei por não comprar um enxoval inteiro de fraldas pela internet, e fazer um investimento alto sem conhecer os materiais e sem entender bem como funcionava. Achei complicado de administrar naquele momento as inúmeras mudanças, então adiei a ideia.

Mas além das fraldas, um dos cliques sobre a quantidade de lixo que geramos com a vinda de um bebê veio antes mesmo do meu filho nascer. Eu viajei de férias e aproveitei a viagem pra fazer um enxoval pra ele, e pra trazer tudo na mala foi preciso desembalar os itens comprados. Gente, lixo é uma coisa engraçada... ele impacta muito mais quando está em grande volume. Imagine você, que quando eu olhei pro tanto de lixo que estava no canto do quarto eu fiquei chocada... Pensei:  "Meu filho nem nasceu e olha o tanto de lixo que eu já coloquei no mundo por conta dele, isso não pode estar certo". 

A gravidez seguiu e Gabriel nasceu, em janeiro de 2017, e todo dia eu me entristecia diariamente com o volume de lixo causado pelas fraldas. São cerca de seis a oito por dia que são usadas por 3 ou 4 horas. Quando são descartadas, as fraldas usadas ficam em média 500 anos na natureza! E ainda depois de todo esse tempo, elas viram microplástico, pois não são biodegradáveis. Ou seja, todas as fraldas descartáveis usadas até hoje no mundo ainda estão por aí em algum lixão ou, no melhor dos casos, em algum aterro. Isso é chocante!

Com minha adaptação à rotina do bebê, que no início é bem desafiadora, eu continuei muito incomodada com o lixo. Como nunca é tarde pra iniciar mudanças para o bem, resolvi resgatar a ideia de adotar o uso das Fraldas Ecológicas e me tornei incentivadora desta prática consideravelmente antiga. Saiba você, que houve grande evolução deste tipo de fralda em termos de material, durabilidade, qualidade e conforto ao longo do tempo – ainda bem! Após iniciar o uso, tive a ideia de vender e, desta forma, facilitar o acesso para outras famílias que também se incomodam com todo esse lixo, como eu. Mas pensar em resíduo é complexo e envolve muita coisa, então a sucessão de ideias foi inevitável. Por isso, resolvi aumentar a abrangência e oferecer outros produtos sustentáveis e assim criar a e-coCiente, uma loja onde se encontrem diversas opções, ou seja, uma referência para as pessoas encontrarem o que procuram em um único lugar. E também como eu disse no post anterior foi uma forma de trabalhar com algo que causasse um efeito positivo.

Deixo aqui um convite: faça parte da Comunidade e-coCiente! Seja parte da mudança, pois cada atitude conta! E muito! Na loja, temos o propósito de ajudar você a reduzir os impactos do seu consumo, e fornecer respostas para suas dúvidas quanto aos nossos produtos. Assim, fazendo nossa parte no uso inteligente dos recursos, contribuímos diretamente na preservação do Meio Ambiente! Já no blog e nas nossas redes sociais, você vai encontrar conteúdo sobre como Sustentabilidade (inclusive Maternidade Sustentável), Dicas e Questionamentos para você seguir a transição de hábitos de forma leve e gradual.

Junte-se a nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Blog Comunidade E-COciente

Bem-vindo ao Blog Comunidade e-coCiente, meu nome é Bianca, eu sou idealizadora do Blog e fundadora da loja e-coCiente. Sou a mãe do Gabriel de 2 anos e  8 meses, e isso tem tudo a ver com as coisas que quero tratar neste espaço. Pois foi com a vinda dele que me tornei uma pessoa em busca de formas de consumo mais sustentáveis. Na contra mão da sustentabilidade, nós, consumidores, somos incentivados o tempo todo pela indústria ao imediatismo, à cultura do descartável, a demanda do que é mais “prático”. É aí que entra o papel da informação. Eu acredito que informação empodera, e dividir conhecimentos adquiridos é um caminho para a transformação. Por isso e para isso que este blog nasceu. Aqui podemos dividir conhecimento, gerar questionamento e transformação, expor dificuldades e discutir soluções. Afinal, ao invés de “surfar essa onda” de consumo, podemos tomar um posicionamento diferente perante o papel que nos cabe: o de demandar. Consumindo menos, e/ou demandando por melhore

CONSUMO E INFÂNCIA: Reflexão e Dicas AMOROSAS, ECONÔMICAS e ECOLÓGICAS

CONSUMO E INFÂNCIA. As gerações mais jovens estão cada vez mais preocupadas com questões ambientais. Tenho certeza que no futuro seu filho vai ficar feliz de saber que você priorizou questões de sustentabilidade quando o assunto era consumir algo pra ele. Por isso vamos refletir sobre a quantidade e qualidade dos brinquedos das nossas crianças, e o consumo consciente na infância?  Eu já tratei desse tema no perfil @e.cociente do Instagram, mas com o Dia das Crianças se aproximando achei oportuno tratar do assunto aqui no blog!! Estas são algumas reflexões que pensei quando fui fazer uma arrumação em casa recentemente (até pra conseguir espaço num apartamento de 2 quartos que acomoda uma família com 1 casal, 1 filho de 2 anos e um E-COmmerce... rsrsrs) e identifiquei 18 brinquedos sobrando, DEZOITOOO!!! A grande maioria meu filho ganhou no aniversário de 1 ano, outros vieram ao longo do tempo com vovó, titios, amigos etc. Muitos ele nunca chegou a usar ou pq eram rep